sábado, 3 de dezembro de 2016

O que é um homem beta?



A maioria das pessoas nunca ouviu falar de "macho beta", mesmo que conheçam o termo "macho alfa" há muito tempo. Quando as pessoas não conhecem alguma coisa e apenas ouvem falar, começam a criar suas próprias definições para preencher as lacunas dessas informações, e a falta de uma definição clara abre espaço para cada um preencher esta definição como quiser. Dentre as pessoas que já ouviram falar, conhecem, e se utilizam do termo, encontrei pessoas com opiniões bastante diferentes sobre o significado e extensão do conceito. Portanto, ao meu ver, a definição do que é um macho beta vai variar bastante de pessoa para pessoa, vai depender do que a pessoa esteja querendo significar como alfa e beta, e de quais associações a pessoa faz para cada um dos termos.

Mas, para conseguir falar um pouco melhor sobre o assunto, será preciso aderir a alguma das significações existentes, ou quem sabe, criar uma significação própria, juntando as "peças" de outras definições e minhas próprias significações e associações. Acredito que a segunda opção me seja a mais viável.

Uma vez que o alfa é bem mais conhecido popularmente, acredito que seja mais fácil falar do beta começando por falar do alfa (sempre ficam em primeiro lugar, os malditos).

Macho Alfa:
Qual é a principal e incontestável característica de um macho alfa de qualquer espécie na natureza? Resposta simples, fácil e direta: competitividade. O macho alfa é sempre aquele que venceu a competição contra os outros machos, seja lá pelo que for que eles estivessem competindo. Mais do que isso, o alfa está sempre competindo para manter seu status de alfa, pois é quase certo que haverão outros machos esperando a oportunidade de tornarem-se alfas por sua vez. Talvez até além disso, o macho alfa gosta da competitividade, talvez ele até mesmo busque na competição o propósito da sua existência (mas talvez não também, quem sabe?!).

Macho Beta:
Os betas por outro lado, apesar de evitarem a competição (ou até mesmo fugirem dela), estão longe de serem dóceis e inofensivos, primeiramente porque a competição entre os machos acaba sempre gerando perigos para qualquer um, o que força uma certa agressividade ao menos para se defender; depois porque muitos deles estão tentando desesperadamente alcançar o posto de alfa (teoricamente, uma posição, se não mais segura, ao menos mais confortável). Por vezes penso até que os betas possam ser como o peixe da figura no início (Betta splendens): passam a falsa impressão de serem tranquilos e harmoniosos, mas na verdade podem estar apenas sem meios ou estímulos para exercerem sua agressividade.


E como isso se aplica aos homens beta?
Ao longo da minha vivência sobre o assunto encontrei basicamente dois tipos de definição para homem beta, à partir das quais formulei a minha própria definição do que seria um homem beta:

1) definição pessimista: um homem baixo e vil, sem nenhuma qualidade, alguém que reúne todas as características indesejáveis em um homem (pois, todas as desejáveis fazem parte do pacote alfa).

2) definição otimista: um homem perfeito, gentil, bondoso e carinhoso, praticamente um anjo em forma de homem.

3) minha definição: um cara que no momento não está muito interessado em disputas de masculinidade, quem tem o maior pênis, o maior chifre, o maior território, o maior número de fêmeas, o carro mais potente, etc., etc.


Além do fato de perceber a mim mesmo como alguém que aparentemente sempre manifestou comportamentos um tanto diferentes, há várias questões me fizeram querer refletir sobre o assunto: qual a razão deste desinteresse no espírito competitivo? E quando o macho/homem não está a fim de competir para se tornar o próximo alfa? E se ele preferir mesmo permanecer como beta? O que o levaria a tal comportamento? Existe algo de errado (ou certo) nisso?

Espero conseguir encontrar e compartilhar algumas respostas a estes e outros questionamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário